terça-feira, 9 de agosto de 2011

De Salazar a Cavaco, em Bicicleta

"A "LINHA DO DÃO" foi uma ferrovia histórica de via estreita (métrica) situada no centro de Portugal. O serviço ferroviário de passageiros foi suspenso em 1988, enquanto que o de mercadorias o havia já sido em 1972; no entanto, a infraestrutura viária (carris, travessas e balastro) foi quase totalmente retirada até 1999.

Esta linha foi das primeiras vias-férreas de bitola métrica (via estreita) do nosso país. Inaugurada a 25 de Novembro de 1890, foi a primeira a atingir a cidade de Viseu, muitos anos antes da Linha do Vouga. A sua construtora, a CN-COMPANHIA NACIONAL DE CAMINHOS-DE-FERRO, foi a mesma responsável pela construção da Linha do Tua, inaugurada em 1887. As semelhamças entre estas duas vias estreitas passam ainda pela partilha do mesmo engenheiro Dinis da Mota.

Começando na estação de Santa Comba Dão, na Linha da Beira Alta, a LINHA DO DÃO passaria ainda por Tondela, atravessando as terras do Dão, até chegar à estação de Viseu. Aquando da inauguração da Linha do Vouga, ambas as linhas se encontrariam a poucos metros da estação de Viseu.

Num breve período da década de 1970, a Linha do Vouga foi encerrada, dando-se como justificação desta decisão, o fato das antigas locomotivas a vapor provocarem incêndios. Até à sua reabertura, após o 25 de Abril, com material a diesel - as célebres automotoras "Allan" - foi a linha do Dão quem continuou a garantir a Viseu a afluência de comboios e a sua ligação à restante rede ferroviária nacional.

No mês de Agosto de 1972 o serviço de mercadorias foi encerrado. A linha do Dão viria a ser definitivamente encerrada em 25 de Setembro de 1988. Em 01 de Janeiro de 1990 seria a vez da Linha do Vouga ser encerrada pela segunda vez, entre Sernada do Vouga e Viseu, deixando esta capital de distrito com o título incómodo da "maior cidade europeia sem comboios". Entre 1997 e 1999 os carris foram levantados, bem como o balastro e as travessas, deixando o leito ferroviário sem mais nenhuma estrutura.

A estação de Viseu - terminal partilhado pelas Linhas do Dão e do Vouga - viria a ser demolida alguns anos mais tarde, sendo erguida no seu espaço uma rotunda. Sobra do conjunto da estação apenas um inestético depósito metálico, sem qualquer utilidade e de conservação muito duvidosa.

Parte da linha do Dão foi convertida recentemente em Ecopista, existindo atualmente em Vildemoinhos (terra natal do nosso Carlos Lopes) um posto de aluguer de bicicletas.

Em Torredeita a população decidiu honrar a memória da Linha do Dão de forma diferente: foi reinstalado um pequeno troço com balastro, travessas e carris de uma ponta a outra da estação, e depositada aí uma locomotiva a vapor."


O coveiro do transporte ferroviário português:


Alguns links interessantes:




O Tour:



As fotos sem lápis azul:




EveryTrail

3 comentários:

  1. Brutal!!!
    Verdadeiro serviço público!!
    Desconhecia que parte da linha tinha sido convertida em ciclovia. 'Tas a ver Manços, só tens que agradecer ao Cavaco!!
    Quantas horas de Tour ?(reparei que houve direito a repasto ligeiro para reposição de calorias)

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  2. O Ramal do Dão foi totalmente convertido em "Ecopista", 50Kms.
    Segundo consta segue-se o Ramal do Vouga, de Viseu a Sever do Vouga, cerca de 80Kms e por paisagens brutais, tal como esta.
    Quanto ao tempo... vê o video (ou fotos) e repara nos relógios, ;)

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  3. Muito bom, Quim!!!
    Sei bem de quem gostava de ter ido :) Eu! ahahah
    Do mal, o menos. Já que a ferrovia foi suspensa, que se aproveite para ciclovia. Haja quem aproveite!
    Deve ser um passeio muito giro :)
    O vídeo é muito bom :) a música de fundo de igual bom gosto :)
    João, sóri lá, mas esta informação fica uns ponto bem mais acima do que qualquer reportagem de serviço público do nosso canal principal dito de serviço público.
    Quim, estás contratado!
    Abreijos
    Vanda

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