quarta-feira, 23 de maio de 2012

Briosa Volta Académica



E a festa fez-se noite dentro pelas ruas da Baixa Conimbricense, dando-se "éfe-érre-ás" aos bravos atletas que ganharam a segunda Taça de Portugal para a Briosa no mítico Estádio do Jamor.

Este teria sido o acontecimento do dia se...

Por volta das 8:30h chegavam um a um os grandes atletas do Mine Bike Team dispostos a desafiar as intempéries matinais do passado domingo.
Com a ausência forçada de um dos "criadores" do percurso proposto e a fuga de outro para a lezíria, restaram quatro valentes. João Seabra que participou com fumos negros em protesto com a hora, segundo ele, madrugadora. Júlio Correia, na segunda vez que utilizava a sua montada no presente ano. Miguel Barata na sua já habitual e bem vinda presença nos nossos tours. E eu, Joaquim Manços, que na ausência do co-autor do trajecto João Santos, iria tentar levar a equipa a bom porto.
Ahhhhhhhh......... o 5º elemento, Fernando Palma que se juntaria a nós em Paço d'Arcos... em Caxias... no Estádio do Jamor... !!!!

Seguindo....

Depois do café matinal no Martinez, ala que se faz tarde. Junto ao Tejo até Caxias, a partir de onde nos afastámos de terrenos alagadiços e começámos a subir à parva acompanhados pelos protestos de alguns.


Ao atingir o primeiro prémio de montanha (passagem sobre a A5 junto à estação de serviço), foi chegada a hora de sair novamente do asfalto. Desta feita não havia estradão em terra batida como o que nos guiou de Algés à Cruz Quebrada. Aliás não havia sequer caminho. A passagem foi aberta por entre uma floresta de silvas que deixaram marcas nas pernas dos participantes.
(é favor rodar o monitor 90º à esquerda)


No final deste "caminho" veio a salvação com a proximidade dos terrenos pertença de Duarte Lima, mais propriamente da estrada que os contorna.
A partir desse momento começámos a receber mensagens do Palma a perguntar por onde andávamos para ir ter connosco, mais tarde a dizer que estava a chover muito. Nesse momento passávamos pelos equídeos e equídeas de Leceia, a caminho da Fábrica da Pólvora.


A birra do dia vai para o Júlio que ao perceber que nos propúnhamos fazer uma pequena subida de uns 300 metros com 20% de inclinação desatou aos uivos a insultar os restantes elementos. Foi necessária uma tomar uma posição de força, amarrá-lo a uma árvore e obriga-lo a beber água com açúcar. Quando o notámos mais calmo, soltá-mo-lo e ele seguiu-nos até São Marcos. Bela localidade que nos receberia com a enxurrada do século.
Diluvio abaixo, lá seguimos até à lama prometida, num cenário onde circulávamos sobre um coberto de malmequeres, fazendo lembrar um qualquer anuncio de pensos higiénicos, "Sinta a frescura dos campos floridos".






Para acabar de vez com a "frescura", toca a molhar as patas e atravessar o rio com água pelos tornozelos.


De seguida depararia-mo-nos com a paisagem luxuriante de Cabra Figa, Varge Mondar e Albarraque ... ou seria Bósnia? Não... Albânia! Ou Líbia? Tanto faz...
Após incursão pela Tabaqueira, onde tivemos visita guiada do Júlio (agora muito mais calmo) decidimos que eram horas de inverter a marcha e começar o regresso. O Vale da Ribeira de Caparide ficará para outra oportunidade.
Próxima paragem, Estádio do C.F.Tires para retemperar forças. Ligámos ao Fernando para informar que estaríamos no Jamor dentro de meia-hora.
Em Oeiras apanhámos a ciclovia proibida a bicicletas e seguimos até à Cruz Quebrada. Não sem que antes, um Parvalhão de Merda que fazia jogging no percurso paralelo à linha de comboio, ao aperceber-se que eu me aproximava abriu deliberadamente os braços na tentativa de me acertar, enquanto grunhia algo que com o susto não consegui perceber. Enervei-me de tal forma que foi necessário os meus companheiros tomarem uma medida de força e amarrarem-me a uma catenária e obrigarem-me a beber água com açúcar. Quando me notaram mais calmo soltaram-me.
Depois chegou o Júlio.

Faltava-nos apenas um e o principal objectivo. Juntar-mo-nos ao Fernando e rumar-mos à Praça da Maratona para celebrar a Festa da Taça.
O ambiente em redor do Estádio era animado e "limpo".
Após algumas horas de espera o João decidiu ligar ao Fernando. Atendeu a Teresa que nos informou que o Fernando estava demasiado nervoso com a ideia de sair de casa de bicicleta, teve de o amarrar à sanita e obriga-lo a beber água com açúcar. Ainda aguardava que ele se acalmasse.


Abandonámos o Estádio até Algés onde cada um rumou a sua casa com 50Kms nas pernas e cerca de 900 metros de subida acumulada.

Notas finais:
Se os jogadores do Sporting se tivessem esforçado metade do que os quatro heróis do Mine Bike Team fizeram nessa manhã, a Taça de Portugal estava no museu de Alvalade e tinha-se evitado amarrar o Sá Pinto ao cacifo do balneário e chamar o Liedson e o Artur Jorge para o obrigar a beber água com açúcar.

Link para Sports Tracker  (from Miguel Barata)

5 comentários:

  1. Que crónica mais «abichanada»! É só água com açúcar;água com açúcar!Irra!...Melhor é TVI que pelo menos tem «Morangos com Açúcar»!
    ó Fernando o Continente tem spray anti-ferrugem com desconto imediato em Cartão! Só não sei quem precisa mais;se a tua bicla ou «toi-même»!...

    ResponderEliminar
  2. @ João Santos: já lá vamos...
    @ restantes: após a real e dura prova, muito bem retratada na excelência da narrativa do Dr. Água-com-açúcar-para-não-partir-os-cornos-daquele-FDP-que-fazia-desporto-na-Marginal, só me resta uma coisa: VENDE-SE Rockrider 8.2, de 2009, com 2800 km! Como nova!

    @ JSantos (novamente): Imperdoável!! Se este site fosse exclusivo para maiores de idade, estavas tão, mas tão fo****!!!!!

    ResponderEliminar
  3. @temos MENINO!...Querem ver que já não quer andar com gente bruta!! Ou vai o «Rico» fazer um Upgrade para conseguir subir as "rampazitas" propostas!He!He!He!...Ainda não experimentas-te a última descoberta para aceder à Penitenciária em Caxias!He!He!He!...A minha já passa dos 3000Km e ainda tem muitos mais para fazer!

    ResponderEliminar
  4. Abichanado será deixar o par de gónadas depositado em aconchegada silha enquanto se liba néctar bovino cálido.

    ResponderEliminar
  5. Actualização:
    Mais um belíssimo video de autoria do Miguel.

    ResponderEliminar